A Amazon deu um passo significativo no setor de mobilidade ao lançar seu serviço de robotáxi, conhecido como Zoox, nos Estados Unidos. Atualmente, os veículos autônomos operam exclusivamente na icônica Las Vegas Strip, uma área repleta de hotéis e cassinos. Com um design inovador que dispensa volante e pedais, os carros têm capacidade para quatro passageiros e são totalmente elétricos, utilizando tecnologia avançada para garantir uma navegação segura.
Os veículos da Zoox são equipados com câmeras, sensores LiDar e radar, permitindo mapear o ambiente ao redor. Embora sejam autônomos, eles podem requerer assistência humana em situações de falha de sistema. A Amazon adquiriu a Zoox em 2020 por US$ 1,3 bilhão, visando entrar no crescente mercado de carros autônomos, onde a Waymo e a Tesla também competem. Após dois anos de testes, o serviço agora é gratuito para os usuários.
Com planos de expansão, a Amazon pretende oferecer o serviço em São Francisco e outras cidades da Flórida e Texas até o final do próximo ano. A empresa aguarda autorização do governo de Nevada para começar a cobrar pelas corridas. Essa iniciativa pode transformar a mobilidade urbana e intensificar a concorrência no setor de transporte autônomo nos Estados Unidos.