O Amapá está em processo de viabilização para implantar o Curso Superior de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Amapá (Ueap). A iniciativa foi anunciada em 30 de setembro de 2025, após requerimento apresentado pela presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada estadual Alinny Serrão. O projeto recebeu apoio do governador Clécio Luís e do representante local no Conselho Federal de Contabilidade, Fabiano Pimentel.
Fabiano Pimentel destacou que o Amapá é o único estado brasileiro que ainda não possui o curso em instituição pública, fato que deve ser corrigido em breve. Desde abril, a proposta tramita entre a Assembleia Legislativa e o Palácio do Setentrião, com encaminhamento para a Reitoria da Ueap. Atualmente, o estado conta com apenas 1.453 contadores, número considerado baixo diante da expectativa de crescimento econômico com a cadeia produtiva do petróleo.
A universidade realiza estudos técnicos, orçamentários e financeiros para confirmar a viabilidade da implantação do curso. A criação da graduação tem potencial para incentivar jovens interessados na área contábil e fortalecer o mercado local, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Amapá.