Uma pesquisa realizada em setembro de 2025 pelo Instituto Axxus, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), mostra que os brasileiros estão consumindo menos café e optando por marcas mais baratas devido à disparada dos preços. O levantamento ouviu 4.200 pessoas em todas as regiões do país e indicou que 96% mantêm o hábito diário de tomar café, mas 24% reduziram o consumo neste ano, enquanto 39% escolhem a marca mais barata disponível, um aumento significativo em relação a 2019.
O aumento dos preços do café está ligado a fatores como as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre o produto brasileiro, baixos estoques globais decorrentes de problemas climáticos e a queda na produção nacional, especialmente no arábica, afetada por geadas no Cerrado Mineiro. O preço do quilo do café nas prateleiras quase dobrou nos últimos dois anos, chegando a R$ 62,83 em agosto de 2025, segundo dados da Abic.
Essa mudança nos hábitos de consumo indica uma adaptação dos brasileiros ao cenário econômico desafiador, com impacto direto na indústria cafeeira e no mercado interno. Além disso, as perspectivas apontam para novos aumentos nos preços, o que pode pressionar ainda mais os consumidores e estimular produtores e exportadores a buscarem alternativas diante das barreiras comerciais internacionais.