Alison dos Santos, conhecido como Piu, começou sua participação no Mundial de Atletismo em Tóquio com um desempenho estratégico, garantindo seu lugar na semifinal dos 400m com barreiras. Nesta segunda-feira (15), ele terminou em segundo em sua bateria, com o tempo de 48s48, atrás do catariano Bassem Hemieda. O Brasil também celebrou o retorno à final do salto com vara feminino após 10 anos, com Juliana Campos avançando em primeiro lugar no domingo (14) à noite.
No Estádio Nacional de Tóquio, onde conquistou o bronze olímpico em 2021, Piu se poupou para a semifinal programada para quarta-feira (17), onde competirá ao lado dos compatriotas Matheus Lima e Francisco Viana. Os principais rivais de Piu, o norueguês Karsten Warholm e o norte-americano Rai Benjamin, também se classificaram, embora com marcas modestas. Além disso, os brasileiros Eduardo de Deus e Thiago Ornelas confirmaram presença nas semifinais dos 110m com barreiras.
Juliana Campos, por sua vez, teve uma apresentação impecável no salto com vara, saltando 4,60m e se destacando entre as finalistas. A última vez que o Brasil esteve em uma final dessa modalidade foi em 2015, quando Fabiana Murer conquistou a prata no Mundial de Pequim. Com a melhor marca pessoal de Juliana sendo 4,76m, a expectativa é alta para que ela busque uma medalha em Tóquio.