O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, declarou nesta sexta-feira (26) que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para a próxima semana, é um “primeiro passo” para resolver o tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil. A afirmação foi feita durante uma palestra na instituição de ensino Insper, em São Paulo.
Alckmin ressaltou a importância de um comércio internacional que beneficie ambas as partes, defendendo que o comércio deve ser “ganha-ganha”. Ele criticou a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmando que sua eficácia é comprometida pela falta de representantes designados pelos EUA, o que impede a resolução de disputas comerciais.
O vice-presidente também mencionou que Trump elogiou Lula durante a Assembleia Geral da ONU, destacando uma boa química entre os dois líderes. A expectativa é que essa reunião possa abrir caminho para um diálogo mais produtivo sobre as tarifas comerciais e outras questões relevantes entre Brasil e Estados Unidos.