Na quinta-feira (11), o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou a nomeação de Diella, a primeira ministra gerada por inteligência artificial do mundo. Durante uma reunião do seu partido, que venceu as eleições parlamentares em maio, Rama destacou que Diella, cujo nome significa ‘sol’ em albanês, será responsável por todas as decisões relacionadas a licitações de contratação pública. O premiê afirmou que essa iniciativa visa garantir processos livres de corrupção e promover a transparência nos financiamentos.
Diella já era conhecida do público como assistente virtual do governo, tendo auxiliado na emissão de 36,6 mil documentos e prestado quase mil serviços desde o lançamento da plataforma e-Albania. A nomeação da ministra virtual reflete a inovação tecnológica da Albânia e sua estratégia para modernizar a administração pública. Rama, que conquistou um quarto mandato em maio, deve apresentar o novo gabinete ao Parlamento nos próximos dias.
A luta contra a corrupção é uma das exigências para a entrada da Albânia na União Europeia. O primeiro-ministro expressou sua expectativa de que o país, com 2,8 milhões de habitantes, consiga ingressar no bloco até 2030. A introdução de uma ministra gerada por IA pode ser vista como um passo audacioso em direção a essa meta, destacando o compromisso do governo albanês com a transparência e a eficiência.