Neste sábado, 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma data que visa conscientizar a população sobre a importância desse ato. Em São Paulo, mais de 26 mil pacientes estão à espera de um transplante, e um administrador de programas de Jacareí, Márcio Manfré, se destaca por sua iniciativa singular: ele registrou sua intenção de doar órgãos em cartório e tatuou a mensagem em seu braço como parte de uma ‘campanha pela vida’.
A trajetória de Márcio começou aos 18 anos, quando se sentiu motivado a ajudar após participar de uma doação de sangue. Ele acredita que todos deveriam ter a consciência de que podem ajudar o próximo, especialmente em um momento em que muitas pessoas estão na fila à espera de doações. Entre janeiro e agosto de 2024, o estado registrou um aumento nas doações, com 5.909 casos, refletindo um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.
Especialistas, como o Dr. Carlos Maganha, diretor técnico do Hospital Municipal de São José dos Campos, enfatizam a importância da comunicação sobre a doação entre familiares. Eles alertam que a doação pode beneficiar múltiplas pessoas e que é fundamental que aqueles que desejam ser doadores discutam suas intenções com seus entes queridos ao longo da vida. A conscientização e o diálogo são essenciais para aumentar as taxas de doação e salvar vidas.