A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8) a lista dos seis filmes finalistas que competirão pela vaga do Brasil no Oscar 2026. Os filmes selecionados são: ‘Baby’, de Marcelo Caetano; ‘Kasa Branca’, de Luciano Vidigal; ‘Manas’, de Marianna Brennand; ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho; ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro; e ‘Oeste Outra Vez’, de Erico Rassi. A reunião final para a escolha do representante brasileiro ocorrerá no dia 15 de setembro.
Ser escolhido como o representante do Brasil não garante uma indicação ao Oscar, que seleciona os filmes que realmente concorrem ao prêmio. O filme ‘O Agente Secreto’ é uma das grandes apostas, tendo conquistado prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes. Já ‘O Último Azul’ foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto outros finalistas também acumulam prêmios significativos em festivais internacionais.
A expectativa é alta, especialmente após o Brasil ter conquistado seu primeiro Oscar com ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março de 2026, e a escolha do filme brasileiro pode influenciar as chances do país na disputa por novos reconhecimentos no cinema mundial.