O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que um possível encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, poderia ocorrer em um país europeu neutro, como Suíça, Áustria ou Turquia. “Acreditamos que seria justo, e os europeus enfatizaram isso, que a reunião deveria ser na Europa neutra. Porque há uma guerra na Ucrânia e no continente europeu”, disse Zelensky em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Zelensky descartou a possibilidade de realizar o encontro em Moscou e considerou difícil a realização na Hungria, ressaltando a união dos países europeus em apoio à Ucrânia durante o conflito. O governo austríaco manifestou disposição para permitir que Putin participe de uma cúpula em Viena, apesar do mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
As declarações de Zelensky ocorrem em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou interesse em observar os desdobramentos de uma reunião bilateral entre os dois líderes antes de considerar um encontro trilateral. A busca por um local neutro reflete a complexidade das negociações para um possível acordo de paz na região.