O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes da União Europeia chegaram a Washington em 18 de agosto de 2025 para uma cúpula convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O objetivo do encontro é discutir um possível fim à guerra entre Rússia e Ucrânia, em um momento delicado após a recente reunião entre Trump e Vladimir Putin.
Durante a cúpula, que segue um encontro anterior entre Trump e Putin, o presidente americano expressou sua oposição à adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e à recuperação da Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014. Zelensky, ao chegar, manifestou esperança de que a colaboração entre os EUA e a Europa leve a uma paz verdadeira, ressaltando que os ucranianos lutam por sua terra e independência.
Os líderes europeus presentes devem reafirmar seu apoio à integridade territorial da Ucrânia e discutir garantias de segurança que os Estados Unidos estão dispostos a oferecer em um eventual acordo de paz. A cúpula é vista como uma oportunidade crucial para Zelensky reverter os danos causados pela recente aproximação entre Trump e Putin, que não resultou em avanços concretos na resolução do conflito.