O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (22) que o presidente russo, Vladimir Putin, tenta “escapar de uma reunião” para discutir um cessar-fogo na guerra entre os dois países. A declaração ocorreu durante a visita do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, a Kiev, onde se debatem garantias de segurança para a Ucrânia.
A Casa Branca confirmou que estão em andamento os preparativos para uma reunião trilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o líder da Rússia, Vladimir Putin; e Zelensky. O governo norte-americano informou que ambos os líderes expressaram disposição para se sentar à mesa de negociações, e Washington busca acelerar a realização do encontro presencial. Zelensky reiterou que “a guerra precisa acabar” e que a Rússia deve ser pressionada para isso.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também comentou sobre o conflito, afirmando que é “difícil vencer uma guerra sem atacar o país invasor”. Zelensky concordou com Trump, ressaltando que proteger a Ucrânia não deve ser feito apenas em defesa, mas com ações firmes contra a agressão russa.