O Cies, observatório de futebol do Centro Internacional de Estudos de Esportes, divulgou nesta quarta-feira (27) a lista dos 200 jogadores de até 20 anos mais promissores do mundo. O espanhol Lamine Yamal, de 18 anos e jogador do Barcelona, lidera o ranking com um impressionante valor de mercado de 402,3 milhões de euros. Ele é seguido por seu companheiro de clube Pau Cubarsí e Warren Zaïre-Emery, do Paris Saint-Germain.
O levantamento considera o desempenho em campo, com dados coletados pela empresa Impect, além da experiência acumulada em partidas oficiais. O ex-jogador do Palmeiras Estêvão, que atualmente atua pelo Chelsea, aparece em quarto lugar, avaliado em 82,4 milhões de euros. Outros dois brasileiros também se destacam: Rayan, do Vasco, em 18º lugar, e Pedrinho, do Zenit, em 20º.
O ranking abrange atletas de 48 ligas diferentes e destaca a força do futebol brasileiro na nova geração. Fora das grandes competições europeias, os mais bem posicionados são Roger Fernandes (Braga) e Geovany Quenda (Sporting CP). O mexicano Elías Montiel, do Pachuca, é o jogador fora da Europa mais bem colocado na 10ª posição.