Durante a Expert XP 2025, Bruno Ballista, sócio e head de assessoria da XP, destacou mudanças significativas nas relações entre assessores e clientes no setor financeiro. Em entrevista ao InfoMoney, Ballista enfatizou a importância de uma abordagem mais holística, onde o assessor busca entender o contexto financeiro do cliente, suas ambições e experiências anteriores, promovendo um acompanhamento mais qualificado ao longo da jornada do investidor.
Ballista também abordou a questão dos modelos de pagamento pelos serviços de assessoria, afirmando que a XP adota uma postura agnóstica em relação a taxas fixas ou comissões. Ele ressaltou que a escolha do modelo de pagamento deve ser soberana do cliente, e que o objetivo da XP é disponibilizar ferramentas que atendam às necessidades dos assessores. Atualmente, 8% dos ativos sob custódia na XP estão no modelo de fee fixo.
Participantes do painel, como Rafael Nars e Leonardo Medeiros, concordaram que a assessoria de investimentos está se transformando em um serviço mais personalizado, com a crescente adoção do modelo de fee fixo. Medeiros alertou que é fundamental entender as necessidades do cliente antes de optar pelo modelo de cobrança, enquanto Henrique de Barros destacou que o cliente sob o modelo de fee fixo tende a ser mais exigente, exigindo um planejamento e gestão mais rigorosos.