Na semana passada, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, confirmou que o sistema híbrido pleno do novo VW T-Roc será implementado no Brasil. Essa motorização inovadora será utilizada nos futuros híbridos nacionais da marca, com a expectativa de aumentar a eficiência dos veículos em até 15% em relação aos híbridos leves. A Volkswagen está investindo R$ 13 bilhões até 2028, com metade desse valor voltado para a eletrificação, o que representa um passo significativo na estratégia de descarbonização da empresa no país.
O novo motor 1.5 TSI EVO2, que substituirá o atual 1.4 TSI, será parte fundamental dessa transição. Com tecnologias avançadas como injeção direta e desativação de cilindros, ele promete oferecer uma combinação de potência e eficiência. Além disso, a integração de um módulo híbrido permitirá que os veículos operem em modo elétrico por distâncias curtas, contribuindo para a redução das emissões e melhorando a eficiência geral do sistema.
Essas inovações não apenas posicionam a Volkswagen como uma líder no mercado de veículos híbridos no Brasil, mas também podem influenciar a indústria automotiva local como um todo. A introdução do T-Roc e de outros SUVs com tecnologia híbrida pode acelerar a adoção de veículos mais sustentáveis no país, alinhando-se às tendências globais de eletrificação e descarbonização do setor automotivo.