A professora Samara Melão, de 43 anos, residente em Teresina (PI), compartilha seu doloroso relato sobre a violência doméstica que sofreu por mais de dois anos. Durante a campanha ‘Agosto Lilás’, que visa conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher, Samara recorda os momentos de medo e agressões físicas e psicológicas que enfrentou, culminando em um incêndio em sua casa provocado pelo ex-companheiro após uma discussão sobre separação.
Samara, que ainda mantém uma medida protetiva contra o ex-parceiro, destaca os impactos duradouros da violência em sua saúde mental e na vida cotidiana. Atualmente, ela reside com sua mãe e continua em tratamento psicológico, buscando reconstruir sua vida e a de seu filho de seis anos. A professora alerta para o ciclo de violência e encoraja outras mulheres a denunciarem seus agressores, enfatizando que não estão sozinhas e que é possível superar essa realidade.
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí lançou recentemente uma cartilha informativa sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, em parceria com outras instituições. Samara Melão se torna uma voz ativa na luta contra a violência doméstica, incentivando as vítimas a buscarem ajuda e a não aceitarem abusos como parte de suas vidas.