A Visa confirmou nesta quinta-feira, 21, que começará em novembro os testes no Brasil de sua solução de comércio com auxílio de inteligência artificial generativa, o Visa Intelligent Commerce. A informação foi apresentada por Valter Andrade, head de IA e dados da bandeira, durante o Super Bots Experience 2025, realizado em São Paulo. Até então, os testes estavam restritos ao mercado norte-americano.
A proposta da plataforma é viabilizar pagamentos tokenizados, seguros e hiperpersonalizados em ambientes com IA. Andrade destacou que a tecnologia poderá realizar compras automaticamente para os consumidores, sem necessidade de interação direta. Contudo, essa funcionalidade será implementada em etapas, priorizando a segurança dos usuários. Para os comerciantes, a Visa oferece um componente que permite receber tokens dos compradores para personalizar as experiências de compra.
O Visa Intelligent Commerce é inspirado no Operator da OpenAI e baseia-se em três frentes: cartões preparados para IA com credenciais tokenizadas, pagamentos simples e seguros com IA, e personalização através do Visa Data Tokens. O evento Super Bots Experience 2025 também contará com discussões sobre o marco legal da inteligência artificial e estratégias de posicionamento móvel entre diversas empresas participantes.