Na manhã desta segunda-feira (25), a Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto, SP, apreendeu mais de 270 kg de queijo artesanal em cinco estabelecimentos do Mercadão Central. Os produtos, que incluíam queijos meia cura e muçarela palito, estavam sem rótulo, inspeção sanitária e data de validade, o que representa um sério risco à saúde pública. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Josimara Lourenço, ressaltou que a falta de certificação pode levar à contaminação por microrganismos patogênicos.
A fiscalização foi parte de uma rotina de inspeção em estabelecimentos que não recebiam visitas há algum tempo. Durante a operação, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana foram acionadas após um comerciante tentar impedir o trabalho das equipes. Apesar da apreensão, comerciantes expressaram compreensão pela ação, mas pediram maior colaboração da prefeitura na fiscalização, uma vez que enfrentam dificuldades para encontrar produtores certificados devido à natureza familiar das produções.
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que os comerciantes foram orientados desde fevereiro sobre a necessidade de certificar seus produtos. A Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) haviam dado um prazo até 6 de agosto para a regularização, que não foi cumprido. Além disso, uma análise microbiológica do queijo foi solicitada para garantir a segurança ao consumo humano, mas também não foi atendida, evidenciando a urgência da situação.