A região Centro-Sul do Brasil entra, nesta quarta-feira (20), em um período de veranico, caracterizado por dias consecutivos de calor intenso e ar seco durante o inverno. Segundo a Climatempo, as temperaturas podem atingir de 38°C a 40°C em áreas do Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste, além de provocar uma elevação significativa nos termômetros do Sudeste e do Sul. Na Grande São Paulo, a previsão é de máximas entre 30°C e 33°C até sábado (23), com a sexta-feira (22) sendo a tarde mais quente, alcançando 33°C.
A última vez que a capital paulista registrou calor acima de 30°C foi em abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 30,1°C no dia 1º e 31,8°C no dia 2. Em cidades como Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília, os termômetros devem se aproximar ou até ultrapassar os 35°C. No Triângulo Mineiro e no noroeste do Paraná, também há chance de recordes de calor. A combinação de altas temperaturas e ausência de chuva deve impactar diretamente a qualidade do ar, deixando-a abaixo de 30% em diversas regiões, aumentando o risco de queimadas e a propagação de focos de incêndio.
Conforme especialistas da Climatempo, esse veranico é apenas o início de uma sequência de dias de calor fora de época que deve se estender nos próximos dias. A previsão do tempo indica que o inverno pode trazer novas ondas de frio entre julho e agosto de 2025, mas por ora, a população deve se preparar para enfrentar temperaturas elevadas e suas consequências.