As vendas de carros e comerciais leves no Brasil registraram um crescimento significativo em julho, alcançando 229,95 mil unidades, conforme anunciado pela Fenabrave, a associação de concessionários, nesta segunda-feira. O aumento de 13,75% em relação a junho e de 1,18% na comparação anual é atribuído à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que entrou em vigor no início do mês passado.
O programa Carro Sustentável, lançado pelo governo federal, foi um dos principais fatores que impulsionaram as vendas, segundo Arcelio Junior, presidente da Fenabrave. Ele destacou que a nova política de IPI impactou os preços dos veículos de entrada, estimulando a demanda logo na sua implementação. A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha ao longo do ano, com uma projeção de alta de 5% para o setor.
Além dos carros e comerciais leves, as vendas totais de veículos novos, incluindo ônibus e máquinas agrícolas, somaram 243,2 mil unidades em julho, representando um crescimento de 14,25% em relação ao mês anterior e uma leve alta de 0,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses dados refletem uma recuperação do mercado automotivo brasileiro, impulsionada por políticas fiscais favoráveis.