As vendas de veículos com motor 1.0 no Brasil registraram um aumento de 13% em julho em comparação a junho e de 11,35% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados, obtidos pela Broadcast, foram apresentados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e refletem o impacto positivo do programa Carro Sustentável, lançado recentemente pelo governo.
O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Arcelio Junior, compartilhou as informações com o vice-presidente Geraldo Alckmin durante uma visita a concessionárias em Brasília. A alta nas vendas foi notável, com uma concessionária da Fiat reportando que os negócios em julho praticamente dobraram em relação ao mês anterior.
O programa Carro Sustentável, que oferece isenção total do IPI para veículos leves com alta eficiência energética, visa estimular a produção de automóveis compactos movidos a energia limpa no Brasil. Para se qualificar, os veículos devem emitir menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro e conter mais de 80% de materiais recicláveis.
Durante a visita, Alckmin destacou o sucesso da iniciativa, mencionando que a redução do IPI e os descontos oferecidos pelas montadoras estão contribuindo para a geração de emprego e renda no país. O programa faz parte do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que já atraiu R$ 190 bilhões em investimentos na cadeia automotiva brasileira.