A Secretaria Nacional de Trânsito (Senetran) divulgou que, até junho de 2025, foram vendidos 200.147 carros usados na região de Campinas, São Paulo, representando um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior. Dentre esses, 71.923 veículos, ou 35,9%, tinham mais de 13 anos de uso. O crescimento nas vendas é atribuído à valorização dos veículos novos e ao aumento das taxas de juros, que impactam o financiamento de automóveis.
Enilson Sales, presidente da Federação de Revendedores de Veículos (FENAUTO), destacou que a alta da taxa Selic, que chegou a 15%, tem dificultado o acesso ao crédito. "A inadimplência entre pessoas físicas alcançou 6,1%, o que faz com que os bancos sejam mais cautelosos na concessão de empréstimos", afirmou Sales em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
Em Campinas, as vendas de seminovos cresceram 28,6% entre 2024 e 2025, enquanto os usados apresentaram um aumento de 8,9%. O estudante Gustavo Comin, que recentemente adquiriu um carro de 2004 por meio de um financiamento de dois anos, exemplifica essa tendência, afirmando que a compra foi motivada pela necessidade de transporte entre sua residência e o trabalho em Valinhos.
No cenário estadual, a FENAUTO também observou um crescimento de 11% nas vendas de carros usados e de 31% nos seminovos em todo o estado de São Paulo, evidenciando uma mudança no comportamento do consumidor em meio às dificuldades econômicas atuais.