As Usinas da Paz, integradas ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado do Pará, reforçam seu compromisso com a cidadania e inclusão social, atingindo a marca de 9,7 milhões de atendimentos desde 2021. Com unidades em 16 municípios paraenses, as Usinas oferecem mais de 70 serviços gratuitos, incluindo emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, além de atividades culturais e esportivas.
Neste mês de agosto, a expectativa é que o número de atendimentos continue a crescer, com a oferta de cursos gratuitos em diversas áreas, como corte e costura, informática básica, dança, gastronomia e formação de eletricista predial. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades.
A capital paraense, Belém, abriga cinco das unidades, localizadas nos bairros da Cabanagem, Terra Firme, Bengui, Guamá e Jurunas/Condor. As demais 11 Usinas estão distribuídas em cidades como Ananindeua, Marituba, Benevides, Bragança, Castanhal, Capanema, Abaetetuba, Tucuruí, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá. Os serviços e cursos são divulgados semanalmente nas redes sociais do projeto, permitindo que a população tenha acesso às informações atualizadas.