Nesta terça-feira (19), o União Brasil e o PP (Progressistas) formalizaram uma federação partidária, criando a Federação União Progressista (UPb). A primeira convenção oficial ocorreu à tarde, após reuniões separadas pela manhã. Juntas, as duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores, tornando-se a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
A Federação União Progressista também registrou expressivos números nas urnas, com 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais, além de contar com seis governadores, incluindo o presidenciável Ronaldo Caiado (GO). A condução da federação será compartilhada entre Ciro Nogueira, presidente do PP, e Antônio Rueda, presidente do União Brasil, que ocupam quatro pastas na Esplanada dos Ministérios.
Apesar do tom oposicionista na criação da federação, não há previsão de um desembarque imediato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aliança permitirá que ministros permaneçam em seus cargos por enquanto, embora a maioria deva se descompatibilizar em abril para as eleições de 2026. O cenário é marcado por críticas à postura do governo em relação aos Estados Unidos e uma aproximação com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.