A Universidade Estadual Paulista (Unesp) dá início nesta segunda-feira (25) ao prazo para que candidatos solicitem isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Unesp 2026, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados devem cadastrar seus pedidos pelo site da Fundação Vunesp até o dia 31 de agosto, enquanto as inscrições para o vestibular ocorrerão entre 4 de setembro e 8 de outubro. O exame disponibiliza 5.867 vagas em 136 cursos de graduação em 24 cidades, com provas programadas para os dias 2 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).
Os pedidos de isenção são destinados a estudantes cadastrados no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, e a aqueles que completaram o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições particulares. O resultado das solicitações será divulgado em 22 de setembro nos sites da Unesp e da Vunesp, e os pedidos aprovados garantirão a efetivação da inscrição dos solicitantes. Além disso, a universidade oferece redução de 50% da taxa para candidatos com renda inferior a dois salários mínimos e uma redução de 75% para alunos do último ano do Ensino Médio em escolas públicas.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) assegura que 50% das vagas em cada curso sejam destinadas a alunos que completaram o Ensino Médio em escolas públicas, com uma cota adicional de 35% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Desde o Vestibular Unesp 2017, essa política tem garantido uma maioria de ingressantes oriundos de escolas públicas, refletindo um compromisso com a inclusão e diversidade no ensino superior.