A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inicia nesta segunda-feira (25) o recebimento de pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do vestibular 2026, que tem valor integral de R$ 210. Os candidatos podem solicitar os benefícios até 31 de agosto pelo site da Fundação Vunesp, enquanto as inscrições para o vestibular ocorrerão entre 4 de setembro e 8 de outubro. O exame oferece mais de 5,8 mil vagas em 136 cursos de graduação em 24 cidades do Estado de São Paulo, com provas marcadas para os dias 2 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).
Os pedidos de isenção podem ser feitos por vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou por aqueles que concluíram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral. Além disso, a Unesp e a Vunesp oferecem uma redução de 75% da taxa para candidatos do último ano do ensino médio público paulista. O resultado das solicitações será divulgado em 22 de setembro nos sites da Unesp e da Vunesp, e a efetivação da inscrição ocorrerá automaticamente para os pedidos deferidos.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, priorizando candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Desde a implementação desse sistema, a Unesp tem garantido uma maioria significativa de ingressantes oriundos de escolas públicas, refletindo um compromisso com a inclusão e a diversidade na educação superior.