Um levantamento do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgado pelo Senado Federal, revela que uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas no estado de São Paulo. Os dados, referentes ao período entre janeiro e junho de 2025, indicam um total de 747 casos registrados, com 62% dos crimes ocorrendo dentro da casa da vítima e 20% nas vias públicas.
A pesquisa destaca que a faixa etária mais afetada é a de mulheres entre 30 e 59 anos, representando 34% dos casos, seguida por mulheres de 18 a 29 anos, que correspondem a quase 32% dos registros. Especialistas em segurança pública alertam que os números podem ser ainda maiores, uma vez que muitos casos não são denunciados devido ao medo ou à vergonha das vítimas. Além disso, dos 747 casos analisados, apenas dois envolveram o uso de arma.
As denúncias podem ser feitas através do telefone 190, da Polícia Militar, ou do 181, o Disque-Denúncia. A gravidade da situação exige atenção imediata das autoridades e da sociedade para implementar políticas públicas eficazes que garantam a proteção das mulheres e a prevenção da violência de gênero.