Prefeito visitou a Rua 8, que será fechada para programação cultural no trecho entre a Avenida Anhanguera e Rua 4 às sextas e sábados, após às 18h, e aos domingos e feriados, durante todo o dia
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve, na noite desta sexta-feira (15/8), na Rua 8, popularmente conhecida como Rua do Lazer, para conferir como ficou a interdição do trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4 para o tráfego de veículos. A via será bloqueada para o trânsito a partir das 18h de sextas e sábados, e durante todo o dia aos domingos e feriados, para a realização do Projeto Ocupa o Centro. A medida visa dar prioridade à reocupação sustentável do local, que atrai muitas pessoas devido às opções gastronômicas e de diversão existentes.
A ação também tem como objetivo “garantir a equidade no uso do espaço público de circulação em vias e logradouros públicos”, conforme cita o texto da Lei 11.293, promulgada pela Câmara Municipal de Goiânia. O prefeito destacou que a medida ajudará a trazer mais movimento para a Região Central da cidade, com intuito de se tornar um point de encontro com organização e segurança.
“Nós esperamos fazer com ela seja um lugar de lazer, com muita tranquilidade e segurança. A rua era aberta. Então, o carro passava e ficava buzinando para as pessoas que se divertiam na rua. Isso não acontecerá mais. O espaço vai ficar muito melhor e eu acredito que as pessoas vão se divertir mais. É um novo jeito de viver e aproveitar essa região”, afirmou.
Sandro Mabel também falou sobre a importância de as pessoas terem conscientização de manter o local limpo. Ele pontuou, ainda, sobre a importância da recuperação visual do lugar, principalmente da manutenção do estilo Art Déco, presente em muitos edifícios da região. “Ainda há muito o que ser feito. Nós estamos conscientizando as pessoas de manterem a região limpa, após cada evento que seja feito aqui, e também buscar dar mais uma organização nas fachadas para ficar bonito. Nós temos que ir reavivando o Centro e trazer gente para cá”, ressaltou.
A vereadora Aava Santiago, autora da lei do Projeto Ocupa o Centro, destacou a importância de colocar a lei em prática para atrair mais pessoas para a região. “Sou moradora do Centro e frequentadora da Rua 8. Hoje, a Prefeitura anuncia uma ação que ajuda a fazer um Centro mais vivo do que nunca, para que as pessoas ocupem de maneira democrática e segura. Com a rua fechada, a gente vai poder viver o melhor do centro da cidade”, reforçou.
Comemoração
O fechamento da rua foi comemorado por quem estava no Centro. A estudante Anna Coutinho é natural de Brasília e frequenta a região há um ano, onde decidiu montar um bar de drinks. Segundo ela, a interdição traz mais segurança para quem gosta de curtir o local. “Era mais que necessário e fico muito feliz com essa atitude, pois traz mais segurança, não só para a comunidade, mas para os frequentadores do local. Isso ajuda a trazer mais gente e melhora o comércio da região”, afirmou.
Proprietário de um bar na região, Heitor Vilela também elogiou a mudança no trânsito no local e demonstrou entusiasmo com o olhar da nova gestão com a reocupação da área central da cidade. “Isso vai trazer muito mais conforto e segurança para os frequentadores que lotam a rua nos fins de semana, principalmente. Eu acho incrível que o prefeito esteja olhando para o lugar que mais movimenta pessoas na cidade de Goiânia. Então, a Rua 8 é um sinal claro do direito inalienável à diversão”, ressaltou.
Nesta semana, Sandro Mabel participou do lançamento de um empreendimento imobiliário na região e disse que a requalificação do Centro da cidade é prioridade e será conduzida de forma integrada com a iniciativa privada. A expectativa é que as intervenções melhorem a qualidade de vida, incentivem a ocupação habitacional e estimulem a economia. “Queremos um Centro vivo, moderno e com a cara dos goianienses, reunindo comércio, moradia, cultura e lazer em um ambiente seguro, acessível e atrativo para todos”, destacou na oportunidade.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia