A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesta quinta-feira (28) a Sala Lilás ‘Janaína da Silva Bezerra’, um espaço dedicado ao atendimento psicossocial de mulheres vítimas de violência na comunidade acadêmica. O espaço funcionará no Centro de Ciências da Saúde (CCS), ao lado da Ouvidoria, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A iniciativa homenageia a estudante Janaína Bezerra, que foi assassinada dentro da universidade em janeiro de 2023.
A sala contará com uma equipe de psicólogas e assistentes sociais que oferecerão serviços como escuta qualificada e orientação às alunas. Marli Clementino, presidente do Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da UFPI, destacou que o objetivo é garantir que todas as mulheres se sintam seguras na universidade e tenham um suporte adequado caso sejam vítimas de violência. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI).
O caso de Janaína Bezerra, que foi estuprada e assassinada durante uma calourada, ainda repercute na sociedade. Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça do Piauí anulou o julgamento que havia condenado Thiago Mayson Barbosa a 18 anos e seis meses de prisão pelo crime. A inauguração da Sala Lilás representa um passo importante na luta contra a violência e a discriminação no ambiente acadêmico, refletindo um compromisso com a segurança das mulheres na UFPI.