A União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (04) a suspensão de seus dois pacotes de contramedidas às tarifas impostas pelos Estados Unidos, em um acordo com o presidente Donald Trump. A medida terá validade de seis meses e foi confirmada por um porta-voz da Comissão Europeia.
O acordo comercial entre a UE e os EUA ainda deixa pendências, como as taxas sobre bebidas alcoólicas e a recente imposição de tarifas de 15% sobre a maioria dos produtos europeus, que não incluem exceções para automóveis e peças automotivas. As autoridades da UE aguardam novos decretos que possam impactar as negociações futuras.
"A UE continua trabalhando com os EUA para finalizar uma declaração conjunta, conforme acordado em 27 de julho", afirmou o porta-voz em comunicado. A suspensão das contramedidas estava programada para entrar em vigor em 7 de agosto e é uma resposta às tarifas de aço e alumínio dos EUA, além das tarifas sobre automóveis.
Com essa decisão, a UE busca criar um ambiente mais favorável para o diálogo comercial com os Estados Unidos, enquanto as discussões sobre as tarifas seguem em andamento.