O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, está oferecendo uma avaliação gratuita da cicatriz para mulheres que passaram por um parto cesárea entre os últimos seis meses e dois anos. O projeto de pesquisa intitulado “Percepção e satisfação materna em relação à cicatriz cesariana: um estudo quanti-qualitativo” é conduzido pela mestranda Júlia Silva Cardoso, sob a orientação da professora Gesilani Honório, coordenadora do programa de extensão MaternAção: Fisioterapia na Saúde Materna.
O objetivo da pesquisa é entender como as experiências de gestação, parto e puerpério impactam na percepção e satisfação das mulheres em relação à cicatriz da cesariana. As participantes receberão uma avaliação completa, um laudo detalhado e, caso necessário, encaminhamentos para atendimentos fisioterapêuticos na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid ou no projeto MaternAção. Para participar, as interessadas devem se inscrever em um formulário online e atender a alguns pré-requisitos específicos.
O programa MaternAção é voltado para a reabilitação da saúde materna durante a gravidez, no parto e no pós-parto, oferecendo atendimento fisioterapêutico a gestantes e puérperas. Mais informações sobre essa iniciativa podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8670 ou pelo e-mail maternacao.udesc@gmail.com. A ação representa um importante avanço na promoção da saúde das mulheres que enfrentam os desafios pós-cesárea.