O projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá, que será leiloado em 5 de setembro, promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros no fundo do canal portuário, a obra contará com três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de ciclovia e passarela. Atualmente, a travessia entre as cidades depende das balsas, levando em média 18 minutos, mas com o novo túnel, esse tempo deve ser reduzido para apenas 5 minutos.
O investimento total para a construção do túnel é estimado em R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões virão de recursos públicos, divididos entre os governos federal e estadual de São Paulo. O contrato terá duração de 30 anos e incluirá a construção, operação e manutenção da estrutura. A expectativa é que a obra beneficie diretamente mais de 720 mil moradores das duas cidades e trabalhadores que transitam pela região diariamente.
Além de facilitar o deslocamento, o projeto é visto como uma oportunidade para impulsionar o turismo e estimular a economia local, ao mesmo tempo em que busca reduzir emissões ao incentivar o uso do transporte coletivo. A licença ambiental prévia já foi concedida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), permitindo que o projeto avance para a próxima fase.