A Trupe Circense Asas de Picadeiro, de Goiânia, iniciou uma turnê pela região norte de Mato Grosso, com o objetivo de levar arte e conscientização ambiental a comunidades indígenas. A iniciativa, intitulada "Turnê Aldeias – Interações Culturais", ocorre entre os dias 3 e 22 de agosto em diversas aldeias do Vale do Araguaia, homenageando os povos Krenak Maxakali, Kanela do Araguaia I, II e III, e Iny Karajá.
Durante a programação, o grupo apresenta o espetáculo "Patcha Mama Show – Segredos e Encantos da Arte do Ilusionismo no Picadeiro da Ecologia" e oferece a oficina "Circo, Magia e Ecologia". As apresentações utilizam números circenses para discutir temas como preservação ambiental, diversidade cultural, protagonismo feminino e cultura de paz. As oficinas ensinam truques com materiais recicláveis, promovendo a integração entre arte e sustentabilidade.
Com 27 anos de atuação, a trupe é coordenada por Manoel Alves de Jesus, conhecido como Palhaço Sapeca Mister Eco. Formada por artistas de matriz africana e afro-indígena, a Asas de Picadeiro tem um forte compromisso com comunidades rurais, indígenas e periféricas, promovendo a inclusão cultural. A turnê faz parte do Circuito Funarte de Circo Carequinha 2023 e conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás, através da Secretaria de Inclusão, visando valorizar os saberes ancestrais dos povos originários.