O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou nesta quinta-feira (21) um centro de comando da polícia em Washington, DC, onde agradeceu aos agentes envolvidos em uma ação de repressão ao crime. Trump reiterou que seus esforços para reprimir a criminalidade podem se expandir para além da capital federal, mas enfatizou que a prioridade no momento é garantir a segurança em Washington. “Não estamos brincando. Vamos garantir a segurança e depois seguir para outros lugares”, afirmou o presidente.
Na semana passada, Trump enviou milhares de soldados da Guarda Nacional e agentes federais para a cidade, citando uma suposta “onda de crimes violentos” como justificativa. No entanto, autoridades municipais contestaram essa afirmação, apresentando dados que mostram uma significativa diminuição nos crimes violentos desde um pico em 2023. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, destacou que a capital tem visto uma redução no crime e espera que o aumento de 500 agentes resulte em mais prisões e na retirada de armas das ruas.
Durante sua visita ao Centro de Operações Anacostia da Polícia de Parques dos EUA, Trump declarou que seus esforços estão levando a uma queda na criminalidade e prometeu que Washington será “a melhor capital de todos os tempos”. Apesar das declarações otimistas do presidente, a realidade apresentada por dados oficiais sugere um cenário mais complexo, levantando questões sobre a eficácia das medidas adotadas e o impacto real na segurança pública da cidade.