O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º de agosto de 2025) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pode contatá-lo a qualquer momento para discutir as tarifas comerciais impostas ao Brasil. Durante uma coletiva no jardim da Casa Branca, Trump expressou seu apreço pelo povo brasileiro e criticou as decisões tomadas por líderes atuais do Brasil. As tarifas de 50% entrarão em vigor no dia 7 de agosto.
Desde que assumiu novamente a presidência em 20 de janeiro de 2025, Trump e Lula não tiveram qualquer conversa. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se reuniu pela primeira vez com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na quarta-feira (30 de julho), mas não houve um pedido formal para uma reunião de alto nível entre os presidentes.
O governo Lula espera que a administração Trump inicie um diálogo sobre as tarifas, considerando que as declarações públicas do presidente brasileiro já servem como um convite para conversas. No entanto, a administração petista observa que Trump não demonstrou interesse em discutir os termos desejados por Brasília, que se restringem a questões comerciais, sem abordar temas relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro ou a atuação de outros poderes no Brasil.