O governo Trump anunciou uma proposta de regulamentação que visa restringir a duração dos vistos para estudantes internacionais, visitantes de intercâmbio cultural e membros da imprensa. Publicada nesta quarta-feira, a medida faz parte de uma política mais ampla de repressão à imigração legal, que já havia sido iniciada pelo presidente Donald Trump desde sua posse em janeiro. Com essa nova proposta, os portadores de visto terão que solicitar extensões de estadia, em vez de manter um status legal mais flexível.
Atualmente, os vistos F para estudantes, J para intercambistas e I para jornalistas são concedidos pela duração do programa ou emprego nos EUA. Em 2024, havia cerca de 1,6 milhão de estudantes internacionais com vistos F no país, além de 355.000 visitantes de intercâmbio e 13.000 membros da imprensa. O governo justifica a mudança como uma forma de melhorar o monitoramento e supervisão desses portadores de visto enquanto estiverem nos EUA, e o público terá 30 dias para opinar sobre a proposta.
A proposta levanta preocupações significativas entre educadores e defensores dos direitos dos imigrantes. A Nafsa, organização que representa educadores internacionais, já se opôs a uma proposta semelhante em 2020 e pediu ao governo que a descartasse. Com o aumento do escrutínio sobre a imigração legal e a revogação de vistos por motivos ideológicos, essa nova medida pode impactar negativamente a educação internacional e a liberdade de expressão no país.