O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (31) o posicionamento de dois submarinos nucleares em resposta a declarações provocativas do ex-presidente russo, Dmitry Medvedev. Trump afirmou que a medida foi tomada para garantir a segurança, caso as palavras de Medvedev, que criticou propostas de tarifas contra o petróleo russo, se tornem uma ameaça real.
Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, reagiu às críticas de Trump, alertando que o ex-presidente americano deveria ter cuidado com suas palavras, referindo-se ao sistema de retaliação nuclear conhecido como "Mão Morta". Este sistema, desenvolvido na era soviética, é projetado para disparar mísseis nucleares automaticamente caso a liderança russa seja eliminada em um ataque.
As trocas de farpas entre os dois líderes refletem a crescente tensão entre os Estados Unidos e a Rússia, especialmente desde o início da guerra na Ucrânia. Medvedev, que tem se tornado uma voz agressiva do Kremlin, foi criticado por sua retórica, mas diplomatas afirmam que suas declarações podem indicar o pensamento estratégico de Moscou. Enquanto isso, Trump continua a pressionar por um cessar-fogo na Ucrânia, estabelecendo um prazo de 10 dias para que a Rússia aceite suas condições, que até o momento não foram atendidas.