O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (1º) a movimentação de submarinos nucleares em resposta a ameaças da Rússia, que mencionou o uso do sistema de mísseis nucleares conhecido como 'Mão Morta'. O episódio representa uma escalada nas tensões entre os dois países, que se intensificaram nas últimas semanas.
Trump expressou sua decepção com Moscou e estabeleceu um prazo de 10 dias para um cessar-fogo na Ucrânia, prometendo endurecer as sanções caso não haja progresso. Em resposta, o ex-presidente russo e atual vice do Conselho de Segurança, Dimitri Medvedev, acusou Trump de adotar uma postura beligerante e fez uma ameaça relacionada ao sistema de mísseis.
O sistema 'Mão Morta', desenvolvido durante a Guerra Fria, é projetado para garantir uma resposta nuclear automática em caso de um ataque que elimine a liderança do país. Com um histórico de ativação desde 1986, o sistema é considerado uma 'arma apocalíptica', capaz de iniciar um ataque nuclear sem a necessidade de intervenção humana, caso todas as tentativas de contato falhem.