O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que seu vice-presidente, JD Vance, pode ser um candidato viável para sucedê-lo nas eleições presidenciais de 2028. Durante uma entrevista na terça-feira, Trump elogiou Vance, afirmando que ele está realizando um "grande trabalho" e que "provavelmente seria favorecido neste momento". Essas declarações surgem em meio a especulações sobre a possibilidade de Trump tentar um terceiro mandato, apesar das restrições constitucionais que limitam a presidência a dois mandatos.
Trump, que tem evitado indicar um sucessor definitivo, comentou que é "muito cedo" para discutir essa questão, mas reconheceu a capacidade de Vance. O vice-presidente, ex-militar e advogado, tem se destacado nas políticas internas do governo e como enviado diplomático. Além disso, Trump sugeriu que Vance poderia formar uma chapa com o ex-senador Marco Rubio, atual secretário de Estado, para a corrida presidencial.
Embora tenha manifestado o desejo de se candidatar novamente, Trump declarou à CNBC que "provavelmente não" buscará um terceiro mandato, apesar de ter os melhores números de pesquisa de sua carreira. Vance, por sua vez, indicou que consideraria uma candidatura em 2028, mas somente após consultar Trump sobre o assunto. As movimentações políticas dentro do Partido Republicano estão em alta, à medida que se aproximam as eleições futuras.