O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) a imposição de tarifas adicionais de 25% sobre produtos indianos, em resposta à continuidade das importações de petróleo da Rússia por parte da Índia. A medida, que visa retaliar o apoio indiano à guerra na Ucrânia, entrará em vigor no dia 27 de agosto, exceto para bens já em trânsito até 17 de setembro.
A decisão foi fundamentada em uma ordem executiva de 2022 que proíbe importações e novos investimentos na Rússia, em decorrência da invasão da Ucrânia. O comunicado destaca que a emergência nacional relacionada à segurança dos EUA permanece, devido às ações da Rússia. A nova tarifa se aplicará principalmente a produtos indianos que importem petróleo russo, direta ou indiretamente.
A situação gera preocupação no Brasil, que também mantém relações comerciais com Moscou, especialmente na importação de fertilizantes e combustíveis. Trump ordenou à Secretaria do Comércio dos EUA que avalie quais países estão importando energia da Rússia, podendo recomendar tarifas adicionais para aqueles que forem identificados. A medida já havia sido discutida por senadores brasileiros em julho, que alertaram sobre possíveis sanções devido ao comércio com a Rússia.