O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) um decreto que estabelece uma tarifa adicional de 25% sobre produtos importados da Índia. A decisão, que se soma a tarifas já existentes, foi motivada pela alegação de que a Índia importa petróleo russo, o que intensifica as tensões comerciais entre os dois países.
A medida ocorre em um momento crítico nas relações EUA-Índia, que enfrentam uma das crises mais sérias em anos, especialmente após negociações comerciais recentes não terem alcançado um acordo satisfatório. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está programado para visitar a China ainda este mês, o que pode complicar ainda mais a dinâmica entre Nova Délhi e Washington.
Trump, que havia sinalizado essa ação na segunda-feira, também está pressionando a Rússia a buscar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia. O governo americano, por meio do enviado diplomático Steve Witkoff, busca aumentar a pressão sobre Moscou, ameaçando elevar tarifas e impor sanções secundárias a aliados da Rússia, caso não haja progresso nas negociações de paz.