O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quarta-feira, 6, que estabelece uma tarifa adicional de 25% sobre mercadorias importadas da Índia. A medida, conforme comunicado da Casa Branca, é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelo país asiático, que, segundo o decreto, representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA.
A nova tarifa entrará em vigor 21 dias após a assinatura da ordem e afetará produtos que entrarem para consumo ou forem retirados de armazéns nos Estados Unidos após esse prazo. Trump justificou a ação ao afirmar que recebeu novas informações sobre as atividades da Rússia na guerra da Ucrânia, que considera uma "extraordinária ameaça".
O presidente destacou a necessidade de impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações da Índia, que, segundo ele, está adquirindo petróleo da Federação Russa de forma direta ou indireta. A medida segue uma comunicação anterior da Casa Branca, que havia informado que a Índia também estaria sujeita a uma tarifa recíproca de 25%.