O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o muro na fronteira com o México fosse pintado de preto, com o objetivo de dificultar a entrada ilegal de imigrantes no território. O anúncio foi feito pela secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, na rede social X, nesta quarta-feira (20/8). Segundo a secretária, a nova cor fará com que o metal fique “tão quente” que os imigrantes não conseguirão tocá-lo.
Noem destacou que a crise na fronteira “não está apenas sob controle — ela foi eliminada”. Ela descreveu o muro como um símbolo do compromisso de Trump com a segurança nacional e afirmou que ele serve como um escudo para os agentes de segurança. A publicação incluiu imagens da operação de pintura, onde Noem participou ativamente ao lado de trabalhadores.
Além disso, em 11 de agosto, Trump declarou uma emergência de segurança pública em Washington D.C., colocando o Departamento de Polícia Metropolitana sob controle federal. A Casa Branca informou que 45 prisões foram realizadas na noite anterior, com 29 delas envolvendo imigrantes sem documentos, evidenciando a intensificação das operações de segurança na região.