O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de tarifas recíprocas sobre produtos de 69 países, que entrou em vigor na madrugada desta quinta-feira, 7 de outubro. Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump comemorou a medida, afirmando que "bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos da América".
As tarifas, que afetam um total de 94 países, incluem uma taxa de 10% sobre produtos do Brasil, além de 40% adicionais, que Trump justificou como uma resposta à perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A atualização das tarifas foi registrada às 1h01, pelo horário de Brasília.
Trump destacou que a medida visa corrigir o que considera abusos comerciais por parte de outros países, afirmando que "bilhões de dólares, principalmente de países que têm se aproveitado dos Estados Unidos por muitos anos, começarão a fluir para os EUA". Ele também expressou preocupação com possíveis obstáculos legais que poderiam impactar a eficácia da política comercial.