O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (31) uma nova ordem executiva que eleva a tarifa sobre produtos canadenses não abrangidos pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (T-MEC) de 25% para 35%. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (1º). Segundo a Casa Branca, a decisão foi tomada em resposta à 'contínua inação e retaliação' do Canadá em questões comerciais.
A administração Trump justifica o aumento das tarifas como uma ação necessária para lidar com o que considera uma emergência econômica, visando proteger os interesses comerciais dos Estados Unidos. A medida reflete a postura agressiva do governo americano em relação a práticas comerciais que são vistas como injustas.
Essa nova tarifa pode impactar significativamente o comércio entre os dois países, uma vez que o Canadá é um dos principais parceiros comerciais dos EUA. As reações a essa decisão ainda estão por vir, mas a expectativa é de que a medida provoque tensões adicionais nas relações comerciais entre os dois países.