O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (4) que pretende aumentar 'substancialmente' as tarifas sobre produtos indianos como uma sanção pela compra de petróleo russo. A medida visa pressionar a Índia, que, segundo Trump, lucra com a venda do petróleo russo, enquanto a guerra na Ucrânia continua. O presidente estabeleceu um prazo até a próxima sexta-feira para que a Rússia, liderada por Vladimir Putin, encerre as hostilidades, caso contrário, sanções econômicas serão impostas.
Trump, que se reuniu com Putin logo após assumir o cargo em janeiro, expressou frustração com a falta de progresso nas negociações de paz. Em sua plataforma Truth Social, ele criticou a Índia por suas compras de petróleo russo, afirmando que o país não se importa com as consequências da guerra. Atualmente, Washington aplica uma sobretaxa de 10% sobre os produtos indianos, que deve aumentar para 25% até quinta-feira.
Enquanto isso, autoridades russas planejam se reunir com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que deve encontrar Putin ainda esta semana para discutir a situação. A escalada nas tensões entre os EUA e a Rússia, bem como a posição da Índia, continua a ser um tema central nas relações internacionais atuais.