O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para acusar Erika McEntarfer, supervisora do Departamento de Estatísticas e Trabalho, de manipular os dados de emprego do país. A declaração ocorreu após a divulgação, nesta sexta-feira (1), de que 73 mil novos postos de trabalho foram criados em julho, com revisões significativas para baixo nos números de empregos de maio e junho.
O Departamento de Estatísticas e Trabalho revisou os dados de empregos criados em maio de 125 mil para 19 mil e em junho de 147 mil para 14 mil. Essas revisões geraram críticas de Trump, que sugeriu que McEntarfer, nomeada pelo presidente democrata Joe Biden, estaria agindo politicamente para prejudicar sua gestão.
Trump afirmou ter dado ordens para demitir McEntarfer, alegando que a precisão dos números de emprego é crucial e não deve ser manipulada. Além disso, o ex-presidente criticou Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, pedindo sua demissão após a manutenção das taxas de juros inalteradas pela quarta vez consecutiva, afirmando que a economia está prosperando sob sua administração, apesar das ações do banco central.