O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (1º) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pode entrar em contato com ele a qualquer momento. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa, em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, que questionou sobre a possibilidade de diálogo entre os dois líderes. "Ele pode falar comigo quando quiser", afirmou Trump.
Em relação à tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros, Trump não forneceu detalhes específicos, mas criticou a administração atual do Brasil, dizendo: "As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada". Apesar das críticas, o presidente americano expressou seu apreço pelo povo brasileiro, afirmando: "Eu amo o povo do Brasil".
Trump também se absteve de antecipar qualquer medida futura, ressaltando que a situação deve ser observada: "Vamos ver o que acontece". A declaração surge em um momento em que, segundo informações do blog do jornalista Gerson Camarotti, Lula estaria disposto a contatar Trump, desde que o presidente americano estivesse disponível para atendê-lo.