Na noite da última quinta-feira, 31, a Polícia Militar de São Paulo prendeu três homens suspeitos de sequestrar uma família de bolivianos na zona leste da cidade. Os indivíduos, que se apresentavam como policiais civis, foram detidos na Rua Canários, no Jardim Iguatemi, enquanto usavam coletes balísticos do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil.
Durante a abordagem, os policiais solicitaram que os suspeitos apresentassem a documentação que comprovasse sua identidade como agentes, mas eles se negaram, alegando que não precisavam dar explicações. A ação foi registrada pelas câmeras corporais dos PMs, que capturaram a resistência dos criminosos, que afirmaram estar em uma operação.
Um casal de bolivianos, que se aproximou durante a abordagem, informou que os suspeitos haviam invadido sua residência armados, mantendo a família refém e exigindo dinheiro. Os falsos policiais apresentaram um documento falso, supostamente uma ordem judicial, para justificar a invasão.
Os detidos foram identificados como Paulo Cesar da Costa Silva, José Carlos Rodrigues Cordeiro de Oliveira e Caique José da Silva. Com eles, foram apreendidos uma arma, munições e um veículo. O caso foi registrado no 49º Distrito Policial (São Mateus), onde os suspeitos foram indiciados por tentativa de roubo, usurpação de função pública, porte ilegal de arma e uso de documento falso. A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) foi contatada, mas ainda não se manifestou sobre o caso.