Neste sábado, 2 de setembro, a Central do Brasil, icônica estação de trem no centro do Rio de Janeiro, será o ponto de partida para a terceira edição do Trem do Forró, evento que celebra o Dia Estadual do Forró. A programação começa às 10h, com o Esquenta Xinela, oferecendo aulas de dança e apresentações de trios de forró, quadrilhas juninas e o cortejo do maracatu Tambores de Iguaçu, tudo com a rica cultura nordestina em destaque.
Após as atividades na Central, o Trem do Forró partirá às 12h em direção a Duque de Caxias, onde a festa continua até as 18h na Praça do Pacificador. O evento contará com quadrilhas juninas e barracas de comidas típicas, proporcionando uma experiência completa da cultura junina. Os participantes poderão escolher entre oito vagões temáticos, cada um homenageando grandes nomes do forró, como Luiz Gonzaga e Elba Ramalho.
O coordenador do projeto, Jadiel Guerra, destacou a importância do evento para a valorização da cultura popular e a crescente participação feminina no forró. "As mulheres estão criando seu próprio espaço dentro do cenário forrozeiro", afirmou. Além disso, Guerra mencionou que o Trem do Forró está alinhado com a campanha para que o forró seja reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, reforçando sua relevância tanto no Brasil quanto internacionalmente.