Uma operação especial transferiu 24 presos de unidades prisionais de Santa Catarina para Mato Grosso do Sul, em um trajeto de 4 mil quilômetros, que foi concluído na noite de quarta-feira (27). A ação, que durou três dias, foi realizada pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (Sejuri) e exigiu uma escolta de alta complexidade coordenada pelo Serviço de Operações e Escoltas (SOE). Os detentos foram reunidos na Penitenciária de Florianópolis antes de iniciar a viagem na madrugada de segunda-feira (25).
Os presos transferidos estavam envolvidos em crimes cometidos em Mato Grosso do Sul e a operação foi realizada após um pedido judicial. Para garantir a segurança durante o deslocamento, foram mobilizadas oito viaturas e 32 policiais penais. A secretária Daniele Amorim destacou que ações como essa fortalecem a integração entre os órgãos de segurança pública e asseguram o cumprimento da lei com eficiência.
Com a saída dos custodiados, 24 vagas foram liberadas no sistema prisional catarinense. A transferência é parte da rotina de cooperação entre estados e segue as determinações da Lei de Execução Penal, refletindo a necessidade contínua de gestão adequada do sistema prisional no Brasil.